Close

13/12/2017

Atividades para melhorar a coordenação motora de crianças com autismo

No dia a dia da criança com autismo, muitos pais e mães ficam preocupados com a questão da coordenação motora. Como professor de educação física, posso dizer que o esporte ajuda muito a melhorar esse aspecto, mas existem mais algumas atividades que contribuem bastante para o desenvolvimento. Vamos ver.

Primeiramente, devemos entender que a coordenação motora refere-se à capacidade de desenvolver certos movimentos – que envolvem sistemas como o muscular, esquelético e sensorial. Podemos dividi-la em dois grupos: coordenação motora grossa e fina.

O primeiro agrega movimentos relacionados a um grande grupo de músculos. As atividades de coordenação motora grossa envolvem pular, correr ou subir e descer escadas, por exemplo.

Já o segundo grupo (fina) exige a utilização de músculos mais específicos, como os de pés e mãos, em movimentos precisos. Desenhar em uma área delimitada, escrever e manusear objetos pequenos são algumas das atividades que estimulam esta coordenação.

Leia também: Famosos com Síndrome de Asperger

Atividades que exercitam a coordenação motora

Como eu disse, um dos principais meios de refinar a coordenação motora é através do esporte. Um bom exemplo é a capoeira. Além dos movimentos de dança e jogos característicos, que cuidam da coordenação motora grossa, os instrumentos tocados pelos praticantes auxiliam na melhora da coordenação fina.

Alguns outros esportes também têm esse perfil, como a esgrima, por exemplo, que exige uma habilidade no manuseio da espada, assim como as atividades circenses.

Lembrando que nenhuma criança é igual a outra e que cada aluno tem suas limitações e necessidades. Algumas vezes, é interessante inserir a criança com autismo em atividades que exigem um grau de coordenação motora menor inicialmente. Depois, ao longo do tempo, o grau de refinamento vai aumentando, explorando mais habilidades dos pequenos. Nesses casos, existem opções como a natação, o futebol ou o basquete.

Em paralelo, as técnicas de coordenação motora fina – como desenhos com tinta, brincadeiras com massinhas, bolinhas e objetos pequenos – também são muito bem-vindas, respeitando sempre a individualidade e os limites de cada criança, de acordo com a capacidade dela.

Por que desenvolver a coordenação motora?

Além dos benefícios óbvios de aumentar as habilidades motoras, as práticas em si ajudam em outros fatores, como a melhora da autoestima. Conquistas que parecem “simples”, como jogar uma partida de futebol ou brincar de roda com um amigo, muitas vezes são muito estimuladoras para a criança com autismo.

E como é aí na sua casa? Seu filho ou filha pratica esporte ou faz alguma atividade para desenvolver a coordenação motora? Compartilhe comigo e com os demais leitores aqui nos comentários! Será ótimo saber o que está sendo feito e aprender mais!

Leia mais: Autismo na adolescência e fase adulta

One Comment on “Atividades para melhorar a coordenação motora de crianças com autismo

Alexandra
10/03/2019 em 15:24

Meu filho tem 2 anos e 11 meses foi diagnosticado agora com tea ele não sabe pular no pula pula
Mas correr,sabe demais
Não para um minuto quieto
Se eu for no supermercado ou algum canto
Não posso soltar a mão dele por ele não fica perto de mim ele sai logo correndo
Ele corre mas do que eu
É normal isso

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *