Close

22/02/2018

Aulas de tênis para crianças com TEA

Venho falando aqui neste blog para vocês o quanto é importante oferecer esporte para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Os pais sabem que encontrar a atividade física adequada, que proporcione resultados efetivos para a criança, é um trabalho árduo. Isso porque muitas modalidades exigem contato físico, o que pode ser uma barreira para muitas crianças com TEA.

Se a preocupação for praticar modalidades coletivas, que tal optar por um esporte individual? Isso mesmo! E hoje eu vou sugerir o tênis.

Benefícios do tênis para crianças com TEA

Crianças com TEA que apresentam maior dificuldade de integração social não podem ser excluídas das atividades físicas.

Um profissional experiente pode facilmente encontrar meios de adequar a modalidade às necessidades da criança, fazendo com que ela tenha acesso aos principais benefícios que o esporte proporciona, como autoestima e coordenação motora.

Em seu site, a Autismhub, associação internacional que ajuda famílias a entenderem e a lidarem melhor com o autismo em seus lares, escreveu sobre o assunto e vou aproveitar para compartilhar esse conhecimento com vocês.

Confiram três importantes benefícios que o tênis oferece para a criança com Transtorno do Espectro Autista:

Trabalha a atenção

O tênis é um esporte que exige muita concentração e ações rápidas. Isso quer dizer que todas as decisões a serem tomadas dentro de quadra serão de responsabilidade da criança.

Sendo assim, a autoestima e a autoconfiança de jogador tendem a ser aguçadas e aumentadas a cada ponto conquistado, algo muito importante para a criança com TEA.

Trabalha o raciocínio

O tênis exige que o jogador trabalhe bastante o lobo frontal do cérebro, parte responsável pelo planejamento de ações e movimentos e também pelo raciocínio.

Essa parte do cérebro das crianças com autismo costuma ser comprometida e seu estímulo constante pode colocá-la para trabalhar melhor.

Trabalha o desenvolvimento físico

O movimento intenso e constante exigido pelo tênis leva a criança a apresentar um melhor desenvolvimento físico e motor. E uma das habilidades mais relevantes é a coordenação “olho-mão”.

Ela diz respeito à maneira como o olho processa as informações e as direciona para as mãos. Essa capacidade permite executar tarefas como escrever e se vestir, algo que pode ajudar muito na independência das crianças com TEA.

O tênis é ótimo para aprimorar essa capacidade, porque o olho do jogador precisa estar na bola e, as suas mãos, sempre prontas para rebatê-la da melhor forma, em busca da pontuação.

Como inserir meu filho nas aulas de tênis?

Antes de matricular a criança com TEA nas aulas de tênis, converse bastante com os professores. Exponha de maneira clara o quadro clínico do seu filho e pergunte se a escola possui profissionais preparados para acompanhá-lo de perto.

E não se esqueça: independentemente do grau de autismo infantil, o esporte pode oferecer bons resultados a curto, médio ou longo prazos.

Eu espero que você tenha gostado desse artigo. Caso tenha alguma dúvida ou queira sugerir novas ideias para nossos artigos, deixe seu comentário aqui no blog! Fique à vontade também para compartilhar nossas informações nas suas redes sociais. Até breve!

6 Comments on “Aulas de tênis para crianças com TEA

Jaime Roberto Muller
28/08/2020 em 18:14

Muito bom sua explanação, como pratico e técnico instrutor de tenis de mesa, penso que este esporte tbm pode ser muito importante para a inclusão social, abçs.

Responder
Tiago Toledo
28/08/2020 em 18:29

Muito obrigado

Responder
Inaura Maria seixas
21/04/2022 em 06:57

Parabéns Tiago, sou estudante e sua reportagem me ajudou a completar um trabalho sobre crianças com TEA. Faço Educação Física. AMO o tênis já pratico desde de 1990, aqui em Recife .

Responder
Tiago Toledo
22/04/2022 em 11:08

Muito obrigado e fico feliz que eu tenha auxiliado você de alguma forma, um forte abraço!!

Responder
Angela Sampaio Marani Gomes
02/08/2023 em 23:05

Boa noite…Algumas indicação de escola que dão aula de tênis para quem tem o TEA?

Responder
Tiago Toledo
19/09/2023 em 09:29

Infelizmente não conheço

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *