Close

23/10/2017

Especialista em autismo visita o ELS For Autism, na Flórida

Eu como professor de Educação Física especialista em autismo sempre gosto de aprender técnicas novas para aplicar com meus alunos e acompanhar o progresso dessas crianças através do esporte. Este mês, tive o privilégio de ser convidado para participar do Programa do ELS For Autism, um centro especializado em autismo, na Flórida, Estados Unidos.

Fiquei uma semana na cidade de Jupiter, na Flórida, onde fica o centro especializado em autismo. Lá pude compartilhar experiências com outros profissionais especialistas em autismo e conhecer novas e modernas técnicas que podem ser aplicadas em atividades esportivas.

ELS-For-Autism-FacebookNo local, acompanhei diversas aulas de educação física, tanto para crianças como para adolescentes e adultos, e participei ativamente como voluntário, partilhando também minhas próprias experiências como especialista em autismo.

O convite para conhecer o programa e as atividades esportivas para crianças com autismo partiu da fonoaudióloga do ELS, Erin B. Lozott, com quem trabalho em parceira há sete anos e a quem agradeço muito a oportunidade.

Além de acompanhar as aulas, também fui convidado a colaborar na elaboração do novo projeto da fundação: o #GameON Autism™ Fitness Program. Trata-se de um programa que será implementado no futuro prédio que abrigará uma área fitness exclusiva para prática de exercícios dedicados às crianças com autismo. Fizemos uma série de reuniões e levantamos as necessidades de adaptação do local para melhor atender os alunos e sugerimos alguns ajustes no programa, conforme explica o professor Michael Fernicola, do ELS, que nos acompanhou nestes dias.

Assista ao vídeo:

O novo centro está em construção e deve ser concluído no segundo semestre de 2018, totalmente com dinheiro de doações.

Leia também: Aulas de capoeira para crianças com autismo

Como essa vivência agregou na minha carreira de especialista em autismo

O ELS é um centro sem fins lucrativos, que inclui até uma escola para crianças com o transtorno do espectro autista (TEA). O complexo conta com uma equipe especialista em autismo, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos, profissionais de educação física e muitos outros.

ELS-For-Autism-DivulgaçãoA partir da primeira visita, a criança é avaliada para estabelecer os pontos que mais precisam ser trabalhados: fala, coordenação motora, condicionamento físico, enfim, as necessidades individuais de cada criança.

Existem atividades diferentes de acordo com a idade das crianças, que são divididas em turmas. Alguns grupos são mais funcionais e focam principalmente nos exercícios para desenvolver o condicionamento físico, por exemplo.

Todos os resultados e a evolução de cada criança são medidos regularmente e individualmente, para ir focando os exercícios de acordo com a necessidade de cada uma delas.

Uma das novidades que vi no centro foram as diversas formas como são usadas as pistas visuais, que são as imagens que dão as instruções para as crianças durante os exercícios. Inclusive, vou começar a utilizar aqui no Brasil durante as minhas aulas algumas das maneiras que as pistas visuais foram aplicadas lá.

Passar esses dias em um centro especialista em autismo que é referência no mundo foi uma experiência muita rica. Pude trocar muitas informações com outros professores de educação física e, de certa forma, compartilhar um pouco de minha experiência como especialista em autismo aqui no Brasil, um trabalho que faço com muito carinho há mais de uma década.

Aliás, tenho me dedicado muito nos últimos anos a buscar tendências e inovações lá fora que ajudem no desenvolvimento das crianças com TEA.

ELS-For-Autism-DivulgaçãoAssim como o ELS, que é um centro especializado em autismo na Flórida, existem outras entidades no exterior que são referência no assunto, como o Centro Internacional de Saúde La Pedrera, em Cuba, que tive a oportunidade de conhecer neste ano (leia aqui). Mas o ELS me surpreendeu muito pelo fato de se dedicar exclusivamente ao transtorno do espectro autista.

Sei que nem sempre os pais e as mães, ou mesmo os profissionais que atuam nessa área, conseguem ter acesso a todas essas novidades. Foi por isso, inclusive, que criei o blog do Esporte e Inclusão, para compartilhar minha experiência como especialista em autismo e esse conhecimento tão rico que pode colaborar com o desenvolvimento de tantos alunos com TEA.

Por isso, caso tenha alguma dúvida, escreva para gente, pois terei o maior prazer em responder ou procurar a resposta. Deixe um comentário e curta nossas redes sociais. É sempre bom conversar com cada um de vocês. Obrigado!

Saiba mais: O que é Síndrome de Asperger?

9 Comments on “Especialista em autismo visita o ELS For Autism, na Flórida

Sayure D. Santos
14/05/2019 em 11:50

Excelente conteúdo Parabéns! Já me inscrevi aqui pra continuar recebendo suas dicas tops, Aproveita e visite o meu último artigo sobre este tema. tenho certeza absoluta que irá se surpreender!! Abraço, te aguardo. 😉

Responder
MARIA ANGELA GARCIA de ALMEIDA
04/09/2019 em 06:28

Olá professor Thiago!!
esou gravando aula sobre esporte e brincadeiras pata o TEA – aulas de pós-graduação e seus artigos muito contribuiram para tal.
Sinto-me honrada em tê-lo no meu trabalho e também, de certa forma, valorizar e expandir o seu trabalho, suas pesquisas…

Me inscrevi e espero que essa comunicação esteja sempre presente!!
profª. Maria Ângela Garcia de Almeida

Responder
Nara Geane
06/03/2022 em 23:22

Boa noite,

Gostaria de saber quais as atividades que este centro fornece aos jovens autistas. tenho uma filha autista de 20 anos , nascida em Boston, mas planejamos morar em um lugar menos frio.
Agradeço qualquer informação.

Responder
Valquíria Wierberg
13/03/2022 em 17:02

Tenho uma filha que está dentro do aspecto autista como faço para participar do programa

Responder
Tiago Toledo
22/04/2022 em 11:11

O Esporte e Inclusão é um conjunto de redes sociais com o objetivo de divulgar informações sobre o autismo e esportes, mas me fale de qual cidade você é, talvez eu possa conhecer um local para indicar.

Responder
Antonio Cléber dos Reis
20/10/2022 em 20:04

Sou o Antônio e moro em Winter garden, Orlando na Flórida, tenho um filho de 9 anos com TEA.

Responder
Heloa gomes
08/01/2023 em 17:49

Olá professor
Consegue me passar um contato, site ou e-mail do instituto els?
Obrigada

Responder
Antonio Raimundo Castro Filho
29/02/2024 em 20:47

Oi boa noite me chamo Antônio e moro na cidade de poços de Caldas MG e tenho uma filha autista mas no caso dela é um grau severo ela tem hoje 18 anos e toma remédio respiridona 2 mg estou precisando de ajuda porque tenho um sonho de um dia ver minha filha melhor
Mas pra isso preciso de está a parte de toda situação e aprimorar mais sobre essa transtorno aspectos autista pra mim chegar aí na Flórida teria que ter um convite especial pra ir até ai pra mim adquirir esperiencia sobre mas pra isso tudo acontecer tinha que estar ai no país mas como sem visto fica difícil entendi

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *