Close

03/07/2017

Natação para crianças com autismo

Os efeitos benéficos que a natação proporciona para todos os praticantes são diversos, mas este artigo tem como principal objetivo apresentar as vantagens da natação para crianças com autismo, um esporte que ganha cada vez mais espaço entre as pessoas dentro do espectro autista.

Mas o que é o autismo? Quais são os principais comprometimentos?

“O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.”

Os principais comprometimentos que um autista apresenta são na linguagem, na interação social e no comportamento; também pode ser associado às dificuldades de coordenação motora.

Se quiser saber mais sobre o autismo, leia nossa seção de Perguntas e Respostas. Clique aqui.

Quando iniciar as aulas de natação?

Quanto mais cedo o aluno começar a praticar aulas de natação, mais cedo o seu desenvolvimento terá início. Entretanto, uma pergunta frequente é: com quantos anos a criança pode começar a natação?

Esta é uma questão muito polêmica, porque não tem uma resposta única e certa, mas tentaremos esclarecê-la.

Ao longo de nossas experiências, ouvimos muitos relatos de mães e pediatras. Alguns deles recomendam que a atividade tenha início após os 4 meses e outros até depois dos 2 anos. Na prática, o que presenciamos e observamos é que a criança comece o esporte a partir dos 6 meses. Acreditamos que esta questão é bastante controversa, pois nenhuma criança é igual a outra, seja ela típica ou dentro do espectro.

Cada criança tem necessidades distintas. Existem crianças para as quais o médico recomenda a aula de natação o quanto antes, por alguma questão de saúde que o esporte pode ajudar. E existem aquelas que os pais optam por esperar mais um pouco, pois a criança apresenta algum tipo de alergia.

Benefícios da natação para crianças com autismo

A natação para crianças com autismo proporciona inúmeros benefícios, seja na parte motora, na social, na cardiorrespiratória, no fortalecimento das partes superiores e inferiores, bem como dos tônus, no core e até na autoconfiança.

Recebemos muitos alunos com o tônus baixo que tiveram a orientação de outros profissionais, como terapeuta ocupacional, pediatra ou o neurologista para procurarem a natação.

A água por si só pode ser considerada uma ferramenta de trabalho e é um elemento terapêutico. Neste ambiente, as pessoas com deficiência desenvolvem sua coordenação motora com mais facilidade e liberdade, possibilitando o deslocamento de forma independente.

As pessoas com TEA têm muita afinidade em atividades que são desenvolvidas na água, seja em piscina, na praia e/ou em lagos. Não se sabe o motivo, mas algumas teorias levam a crer que dentro d’água as pessoas com hipersensibilidade tátil e auditiva têm esses efeitos diminuídos ou cessados momentaneamente. Este estímulo sensorial é de certa forma calmante e algumas pessoas com TEA se sentem bem confortáveis dentro d’água e/ou submersas.

Natação como fator de segurança

Outro aspecto importante da natação para crianças é a questão da segurança. Nos Estados Unidos, a maior causa de morte de pessoas com autismo é o afogamento. Em 2008, pesquisadores dinamarqueses descobriram que o risco de morte na população autista é duas vezes maior que o a da população em geral. No Brasil, o afogamento é a segunda causa de morte em crianças entre 1 e 9 anos de idade e a terceira entre 10 e 19 anos. As piscinas são responsáveis por 53% de todos os casos de óbito por afogamento na faixa de 1 a 9 anos de idade. Isso tudo se deve ao fato de pessoas com TEA preferirem o isolamento e, como esses indivíduos geralmente não possuem noção do perigo, podem correr este risco.

No que se refere ao início de um trabalho com pessoas com TEA, a adaptação ao meio liquido é uma fase crucial, pois é uma etapa que deve gerar sentimentos de prazer, segurança e confiança no professor. As adaptações sensoriais, como as proprioceptivas e as vestibulares, ocorrem durante a adequação da criança à natação. Lembre-se sempre de procurar um profissional de educação física especializado.

Colaborou com o artigo o professor Daniel Carmo

25 Comments on “Natação para crianças com autismo

Patricia
09/12/2017 em 05:01

Ola,
Gostaria de saber se o Tiago da aula de natacao em alguma escola? Ou se vcs sabem recomendar alguma escola de natacao para autista em Sao Paulo?
Desde ja agradeco
Muito obrigado

Responder
Tiago Toledo
28/12/2017 em 10:50

Olá, Patricia! Pode mandar um email para contato@esporteeinclusao.com.br. Obrigado pelo contato!

Responder

Meu filho Davi Samuel Pereira de Oliveira necessita fazer aulas de natação favor me ajuda com uma atenção maior

Responder
Tiago Toledo
20/10/2023 em 11:53

Em qual região vocês moram?

Responder
Marcia Regina De Souza
07/01/2018 em 14:26

Eu tenho um filho autista e desde os 3 anos faz natacão a pedido do psiquiatra que o atende; ele é autista e melhorou muito seu comportamento , hoje ele tem 9 anos consegue ter uma vida quase normal o autismo já não é tão forte como no início.

Responder
Esporte e inclusão
12/06/2020 em 20:06

Márcia, muito obrigado por compartilhar a sua história com a gente

Responder
Gisleene Cunha
14/12/2023 em 16:52

Fui matricular meu filho em uma escolinha de natação ele tem 3 anos e 9 meses, porém me informaram que por ele ser autista a mensalidade é mais cara

Responder
Kelen
12/04/2018 em 23:25

Oi boa noite! Gostaria de saber se você conhece algum profissional que auxilie meu filho na natação aqui em Porto Alegre RS.
Muito obrigada pela atenção.
Meu e-mail:

Responder
Eliane
27/06/2018 em 23:06

Ola o meu filho de 6 anos e autista quero muito coloca-lo na natação tentei varias vezes mas n achei ainda uma academia de confiança pesquisando achei vcs eu moro em guarulhos vte
Tem como mi passa o telefone
Por favor?

Responder
Esporte e inclusão
12/06/2020 em 20:08

Olá Eliane, em Guarulhos infelizmente não conhecemos

Responder
Lidiane
01/08/2018 em 11:55

Olá! Meu filho está com 8 anos e recentemente descobrimos que ele está no espectro leve de TEA. Por favor, saberia indicar em Campinas escola de natação que tenha aulas para crianças com TEA?

Responder
LILIAN OLIVEIRA LEITE
19/09/2018 em 23:11

Meu filhobfaz natacao e tenho que pagar cem reais amais pq ele e autista ta certa essa cobraca

Responder
LÉIA collar rezende
07/01/2019 em 20:04

Oi boa noite. meu nome é léia e tenho um filho autista.

Responder
Ana Paula Gennari
19/01/2019 em 14:15

Oi Tiago. Muito legal.
Meu filho foi orientado pelas terapeutas a fazer natação. Vc da aula em alguma academia ou poderia ajudar com indicação?
Obrigada. Ana Paula

Responder
Daiana
14/08/2019 em 06:04

Gostaria de saber se vc me indicaria alguém para uma criança de 3 anos
Obrigada

Responder
Vera
14/08/2019 em 08:27

Bom dia! Indicação para natação inclusão em Porto Alegre, meu neto tem 5 anos e gosta muito de água!

Responder
Monete
04/07/2021 em 16:15

Boa tarde alguma indicação de natação especializada em Campinas/Sp?

Responder
Tiago Toledo
06/07/2021 em 11:16

Infelizmete não

Responder
Luciane
26/01/2023 em 19:34

Levei meu filho pra uma aula experimental de natação em uma academia perto de minha casa , ele tem muita afinidade com água e ama piscina, mas não sabe nadar ainda , fez a aula experimental, porém a instrutora indicou que ele necessita de um personal com ele na piscina, não vi nehum problema com relação a isso pois realmente apesar de ter nove anos , por ser autista tem dificuldade de seguir ordens e exercícios sem um acompanhamento específico até adquirir autonomia na rotina , mas a academia cobra a mensalidade dele e mais outra mensalidade igual a dele referente ao personal que é professor da academia além da taxa do personal, o que é a única coisa coma aqual concordo, resumindo de 285 reais eu devo pagar 570 mais a taxa do profissional só porque ele estará dentro da piscina com meu filho apara orientá-lo. Quero indicações se isso é correto, e onde aqui em Curitiba eu posso matricular meu anjo para essa prática esportiva que tanto ama.

Responder
Tiago Toledo
12/02/2023 em 18:12

Realmente é uma situação muito difícil para muitas famílias e isso não é exclusividade da sua cidade porque muitas academias em São Paulo fazem isso também infelizmente.A academia não poderia colocar mais um professor na aula para dar uma atenção individual para o seu filho? Não vale a pena dar essa ideia para eles? Obrigado por compartilhar com a gente.

Responder
JANIA TEREZINHA RACHADEL
07/03/2023 em 19:04

sou de Florianópolis gostaria de saber onde posso encontrar uma academia de natação para autista, pode me responder?

Responder
Thais
04/05/2023 em 21:55

Olá gostaria de indicação de locais com natação para autistas em São Paulo, próximo a Santa Clara.
Obrigado

Responder
Dinalva
27/06/2023 em 09:37

Sou de cerejeiras Rondônia. Há um único lugar que dá aula de natação, meu filho tem 5 anos e estava indo bem na natação, mas me deram a notícia de que ele não poderá mais continuar devido ao autismo e o professor não ter formação pra lidar com ele. Tbm que outros pais não estáo confortáveis com os comportamentos dele, também que outros pais de autistas querem que sejam aceitos seus filhos, também que está expondo ele. Muitas explicações e eu entendo todas, apesar de não concordo com nenhuma. Não aceitaram eu pagar alguém pra acompanhar, não me aceitaram acompanhar, não me deram nenhuma alternativa, somente a de tirar meu filho. O que quero, um curso para eu dar aulas pra meu filho, só quero que ele posso desenvolver essa habilidade.

Responder
Vânia Costa Fiaes
18/09/2023 em 11:02

Bom dia! Existe escola de natação adaptada para autista aqui em Salvador ba?

Responder
Tiago Toledo
19/09/2023 em 09:25

Infelizmente não conheço

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *