Close

21/02/2019

Entenda os benefícios da escalada para pessoas com TEA

escalada

Você conhece os benefícios da escalada indoor? Esta modalidade esportiva pode ser bem interessante e desafiadora para as crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Derivada do montanhismo, a escala é considerada um esporte de aventura e passou a ganhar ainda mais visibilidade depois que foi confirmada nas Olimpíadas de 2020, que vão acontecer em Tóquio.

Eu, como professor de educação física, gosto bastante dessa atividade porque ela consegue levar para locais fechados pelo menos um pouco da adrenalina que as pessoas sentem na hora de escalar montanhas.

Para as crianças e os adolescentes com autismo, a satisfação de chegar ao topo da parede é imensa e faz com que eles se sintam mais autoconfiantes e independentes.

Conheça os benefícios da escalada

A escalada reúne uma série de benefícios tanto físicos quanto psicológicos.

No campo psicológico, além da autoconfiança e da independência que citei anteriormente, podemos acrescentar o aumento da autoestima, da capacidade de concentração e de superar desafios e o medo de altura.

Quanto aos benefícios físicos, vale ressaltar aumento da força, flexibilidade, equilíbrio, resistência muscular e melhora da coordenação motora. Isso porque, para a prática da escalada, é necessário a pessoa usar a força física para se segurar nas pedras e alcançar o topo da parede.

A redução do estresse e a perda de peso também são outros benefícios da escalada. Meia hora de atividade pode queimar mais de 400 calorias.

Ressalto que a escalada indoor é um esporte de nível avançado e deve ser praticado em locais apropriados e com profissionais especializados.

Outro ponto importante é o uso de equipamentos de segurança. Verifique se todos os cuidados com segurança são tomados antes de matricular o seu filho.

Espero que você tenha gostado de mais esta dica de esporte. Caso haja algum assunto relacionado ao autismo que você tenha dúvidas, use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão e fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!

Para ver nossos outros artigos, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *