Close

07/02/2019

Exercícios para desenvolver a coordenação motora ampla

A coordenação motora ampla diz respeito às atividades que trabalham os músculos maiores das crianças. Correr, sentar e saltar são algumas das ações que podemos usar como exemplo.

Ao estimularmos a coordenação motora ampla das crianças despertamos nelas a capacidade de explorar de maneira divertida e apropriada o mundo que as cercam. E esse processo se torna ainda melhor quando é feito de maneira lúdica e adequada à idade e às limitações que a pessoa apresenta.

No caso de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é preciso conhecer muito bem as necessidade, limitações e o grau de autismo que elas apresentam para identificar as atividades e os movimentos que podem ajudá-las a desenvolver corretamente a coordenação motora ampla.

A importância da coordenação motora ampla para crianças com autismo

Além da participação de uma equipe multidisciplinar, é importante que os pais e responsáveis pela criança participem desses estímulos.

As atividades que compreendem a coordenação motora ampla – também chamada de coordenação motora grossa – são muito divertidas e permitem o envolvimento dos familiares e amiguinhos.

Sabemos que uma das dificuldades da criança com autismo é a interação social. Porém, as atividades propostas vão ajudar aos poucos a quebrar essa barreira, pois toda criança gosta de correr pular e saltar – e estas brincadeiras podem ficar mais divertidas quando há mais de um participante.

Mas antes de inserir a criança com TEA em um grupo, é importante que ela se sinta à vontade com a atividade e com a presença de outras pessoas. Esse processo pode levar algum tempo, mas será muito benéfico.

Outro ponto que preciso ressaltar diz respeito ao tônus da criança com TEA. Já trabalhei com muitos alunos com o perfil hipotônico. Pessoas com este perfil tendem a cansar mais rápido, por isso podem precisar de um intervalo maior durante as atividades.  Este ponto deve ser bem avaliado por um profissional antes de indicar a melhor atividade. O corpo precisa responder adequadamente aos estímulos, para que os benefícios oferecidos por cada atividade possam ser perceptíveis a médio e longo prazos.

Dicas para desenvolver a coordenação motora ampla

É a coordenação motora que permite que a gente tenha equilíbrio, fique de pé e faça movimentos de pegar e segurar objetos. Ela é dividida em coordenação motora fina e coordenação motora ampla, a que estamos tratando nesse post.

O melhor lugar para se praticar a coordenação motora ampla é ao ar livre. Quintal, praça pública, parque… vale tudo para deixar a criança à vontade e ter espaço para desenvolver seus músculos.

Se o seu filho não gostar de espaços públicos, pode praticar as atividades em casa mesmo e, sempre que puder, leve seu filho para locais mais amplos e arejados.

Separei aqui três atividades que vão ajudar a criança a desenvolver a coordenação motora ampla:

CorrerCorrer

Além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória e ajudar na redução de peso, correr é um ótimo exemplo de coordenação motora ampla. A prática ativa o movimento de pernas e braços e aumenta o ganho de condicionamento. Outro benefício é o fortalecimento das articulações e ossos, reduzindo o risco de fraturas.

Incentive a criança a fazer percursos bem curtos e aumente conforme ela for se habituando e gostando da brincadeira.

Quando já existe uma certa interação social, é possível inserir no contexto brincadeiras como pega-pega e esportes como o futebol ou o basquete, que precisam de corridas.

DançarDançar

Que estilo de música a criança gosta? Você pode ajudá-la nos passos ou deixá-la se movimentar livremente, acompanhando as batidas do som.

Dançar ajuda na redução de peso, melhora o ritmo, a agilidade e a flexibilidade e ainda aumenta a frequência cardíaca, a resistência e a força muscular.

A dança pode ser a base de muitas brincadeiras, como trenzinho, siga o mestre, dança da cadeira, estátua, enfim, tudo vai depender da vontade da criança e da criatividade de quem propõe as atividades.

Pular ObstaculosPular obstáculos

Pular parece algo muito simples, mas não é. Essa prática exige um cálculo para dar o impulso na medida certa, resultando no aumento da concentração, da força e do equilíbrio.

Pular também fortalece o abdômen, a lombar e ajuda a melhorar a postura.

Um jeito divertido de praticar o pulo é criando um caminho com obstáculos de diferentes tamanhos para que a criança possa ultrapassá-los.

Outra dica é buscar esportes que tenham saltos, como amarelinha e aulas de basquete.

LEIA MAIS: 7 sugestões de esportes para crianças com autismo

Gostou do nosso artigo? Espero que sim! Caso haja algum assunto relacionado ao autismo que você tenha dúvidas, use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão e fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!

Para ver nossos outros artigos, clique aqui.

2 Comments on “Exercícios para desenvolver a coordenação motora ampla

Rizelda Leitão
23/09/2020 em 11:09

Execelente i
Tenho um aluno com TEA
Ele desconhece as letras e eu gostaria muito de algumas ideias para realizar atividades de coordenação motora fina e grossa, que envolvam as vogais, letra do nome, etc
Obrigada 😊

Responder
Karem Rosas
08/02/2024 em 17:53

Obrigada pelo conteúdo.

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *