Close

12/09/2019

Estudo aponta a genética como principal causa do autismo

causas do autismo

Há muito tempo a causa do autismo é tema de estudos nacionais e internacionais e cada parecer dos pesquisadores gera uma série de discussões e abre caminhos para respostas mais contundentes e aprofundadas.

O mais recente estudo, publicado no JAMA Psychiatry, em julho de 2019, concluiu que a causa do autismo é 80,8% de origem genética hereditária. As causas genéticas não hereditárias equivalem à média de 18% a 20%, enquanto as causas ambientais, de 1% a 3%.

Descoberta relacionando a causa do autismo à genética já haviam sido apontadas em estudos realizados em 2017 e 2010, na Suécia, mas de acordo com o site Tismoo, esta pesquisa é mais abrangente e abre portas para pontos mais aprofundados.

Este mais recente estudo contou com uma amostra de 2.001.631 pessoas nascidas na Dinamarca, Finlândia, Suécia, Israel e Austrália Ocidental. Do total, 1.027.546 (51,3%) eram do sexo masculino. Os indivíduos foram acompanhados entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2011, e os dados foram analisados de 23 de setembro de 2016 a 04 de fevereiro de 2018.

Do total da amostra, 22.156 foram diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), cuja causa se deu, em partes, por influência genética hereditária. Não foi descoberta a sequência correta dos genes que levam ao diagnóstico, mas os pesquisadores concluíram que essa questão genética não está ligada apenas ao lado materno.

LEIA MAIS: O papel da neuropediatria no diagnóstico do TEA

Eu, que trabalho há muitos anos com crianças diagnosticadas com autismo, penso que estudos amplos como esses certamente vão ajudar os especialistas a identificarem com mais precisão e agilidade diferentes fatores ligados à causa do autismo.

Além disso, esta informação abre portas para outros estudos ainda mais segmentados, que possam clarear as informações já existentes sobre o Transtorno do Espectro Autista.

LEIA TAMBÉM: ONG Autismo e Realidade orienta famílias na busca por diagnóstico e tratamento

Grandes avanços, não é verdade? E se você quiser saber mais sobre assuntos relacionados ao autismo, deixe suas dúvidas nos comentários e fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!

Para ver nossos outros artigos, clique aqui.

One Comment on “Estudo aponta a genética como principal causa do autismo

Romulo Costa
01/10/2019 em 16:52

Tenho uma dúvida? Se realmente é genético o que causou essa mutação no gene dos pais, como o gene ficou “defeituoso”. O meio pode ou não interferir em alterações no gene?.

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *